Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



quinta-feira, 30 de junho de 2011

ATÉ ONDE OS GATOS VÃO?

Pesquisa com 42 gatos, tanto de rua como de estimação, descobre a distância percorrida por eles.
por Redação Galileu


O que os gatos fazem quando os donos não estão vendo, naquelas comuns caminhadas fora de casa? E os gatos de rua, até onde eles vão? Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, fizeram um estudo durante dois anos com 42 felinos adultos, equipados com um colar contendo transmissores de rádio, para responder a essas perguntas.

Um dos gatos analisados na pesquisa, com o colar de rastreamento.
Foto: Illinois Natural History Survey

Para capturar os lugares favoritos e os hábitos dos gatos domésticos e dos de rua, os pesquisadores utilizaram um sofisticado dispositivo de rastreamento e a radiotelemetria, tecnologia que usa ondas de rádio para transmitir dados específicos, como identificar localização e direção.
O limite por onde os 42 gatos caminharam totalizou um espaço de 25 km². Como era esperado, na maioria dos casos, os gatos sem dono percorreram territórios maiores e eram mais ativos ao longo do ano do que os domésticos. Mas a distância alcançada por alguns daqueles animais surpreendeu até os pesquisadores.
Um gato macho vira-lata, por exemplo, percorreu sozinho um território de 5,5 km², o maior entre os analisados. Ele foi observado em diferentes lugares, urbanos e rurais, como em gramados residenciais e universitários, campos agrícolas, florestas, etc.
Já os gatos de estimação andaram distâncias menores e ficavam mais perto de casa. A área média percorrida por eles no estudo foi de 0,02 km². Ainda assim, os autores da pesquisa afirmaram que alguns donos ficaram surpresos ao saber que seus animais estavam indo tão longe.
O mapa abaixo mostra o local onde foi feito o estudo. A linha vermelha destaca o espaço percorrido pelo gato de rua do exemplo acima, e a mancha amarela mostra o contraste da distância caminhada por um gato doméstico. A linha preta limita o espaço total percorrido pelos gatos da pesquisa.

Imagem: Jeff Horn

Em relação ao tempo de atividade, o estudo descobriu também que os animais domésticos estão altamente ativos em apenas 3% do seu tempo, enquanto os de rua usam 14% do dia para atividades menos preguiçosas, como correr, caminhar ou perseguir uma presa.


Fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI238257-17770,00-ATE+ONDE+OS+GATOS+VAO.html



3 comentários:

  1. Já tinha visto uma reportagem na TV sobre esta pesquisa e fiquei impressionada :)

    Beijocas***

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, os meus quase não saem de casa! Acho que com a castração eles perdem o estímulo para sair.

    Bjs,
    Celia

    ResponderExcluir
  3. Eu morava numa rua de apenas 3 casas (era uma servidão) e os meus gatos andavam pelos quintais das 3 casas e de outras 3 casas próximas, mas o meu falecido Martim ia mais longe ainda, dormia nos muros de outras casas, caçava pela rua, as pessoas comentavam sobre ele e eu só me desculpava ! Quando me mudei fiquei com medo que eles tivessem dificuldades de adaptação porque não daria mais para eles irem à rua. As gatas se adaptaram bem, mas o Martim teve depressão e aos poucos foi se adaptando.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir