Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



sábado, 28 de novembro de 2009

CONDUTA DIANTE DE UM GATO COM OBSTRUÇÃO URETRAL

Heloísa Justen M. de Souza

O exame clínico acurado do gato com uropatia obstrutiva irá depender do seu temperamento e da severidade e tempo da obstrução uretral.

Para a inspeção da uretra peniana, implica na retração do prepúcio e exposição do pênis. Aconselho a contenção química do gato para a obtenção de um melhor manejo, com o emprego do cloridrato de quetamina associada ao diazepam, administrados por via endovenosa. Desta forma, observamos cuidadosamente a presença ou não de tampão uretral ou urólito na porção distal da uretra peniana. Estes podem ser removidos através de massagens suaves no pênis do gato. Caso não se obtenha sucesso com esta manobra, verifica-se se a vesícula urinária está muito repleta. Uma descompressão da bexiga superdistendida, por meio da cistocentese, pode facilitar a repulsão de tampões ou urólitos para o interior da vesícula urinária e diminuir a pressão intra-uretral.

O terceiro passo é a introdução da sonda no lúmem uretral até alcançar a oclusão mecânica (tampão, urólito, coágulos etc...). A porção proximal da sonda uretral deve ser arredondada e lubrificada com lubrificante estéril. As sondas ou cateteres uretrais de polipropileno "Tomcat catheters – open end" são as preferidas para desobstrução uretral em gatos. Quantidades copiosas de solução salina estéril são impelidas sob pressão, deixando que ocorra o escoamento do líquido ao redor da sonda. Após administrar soro pela sonda, o qual reflui, verificamos se este volume de líquido foi necessário para amolecer os tampões uretrais, por meio de uma ligeira compressão manual da vesícula urinária criando uma pressão intra-uretral. Na minha experiência, a maioria dos tampões uretrais são expelidos da uretra após esta manobra, não havendo necessidade de cateterizar toda a uretra, pois o local mais comum de obstrução uretral é na uretra peniana, que apresenta um diâmetro interno em média de 0,7mm.

No entanto, alguns gatos não conseguem ser desobstruídos e realiza-se um quarto procedimento, onde a uretra é ocluida distalmente e a solução salina é impelida, forçando o tampão uretral para o interior da vesícula urinária. Este procedimento feito de forma incorreta é responsável pelo grande número de gatos que chegam ao Hospital Veterinário da UFRRJ com ruptura de uretra e extravasamento de urina pelo tecido celular subcutâneo. A sonda uretral deve penetra cerca de 1,0 cm no interior da uretra peniana, depois o pênis deve ser tracionado dorsocaudalmente fazendo com que a uretra fique paralela à coluna vertebral, viabilizando a cateterização mais proximal da uretra, não havendo impedimento da curvatura pélvica. Estando a uretra cateterizada, remove-se a urina da bexiga e introduz-se uma solução salina, retirando posteriormente a solução, repetindo o procedimento até que o líquido venha claro e sem debris. A vesícula urinária é gentilmente comprimida e verificamos o calibre do fluxo urinário.

Texto extraído do site: http://www.petsite.com.br/

2 comentários:

  1. existe algum medicamento para urina obstruida meu gato ficou doente não achei o q o veterinário indicou

    ResponderExcluir
  2. Quem pode indicar o tratamento é somente o veterinário. Se não encontrou o que ele indicou, procure-o e fale com ele.

    ResponderExcluir