Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



sábado, 28 de novembro de 2009

PROCEDIMENTOS PARA TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DTUIF (Doenças do Trato Urinário Inferior de Felinos).

Heloísa Justen M. de Souza

No caso de o gato não aceitar a ração comercial, existem alguns procedimentos medicamentosos e alimentares para o tratamento e prevenção da DTUIF.

As recomendações terapêuticas nos gatos que estejam apresentando sinais clínicos de DTUIF de causa desconhecida, são limitadas em função da natureza idiopática desta enfermidade. No entanto, evidências pragmáticas demonstram que o uso de acidificantes urinários para eliminação ou redução dos cristais de estruvita (fosfato amoníaco magnesiano) parece contribuir para a remissão clínica deste distúrbio. O pH urinário do gato deve ser mensurado, principalmente duas a quatro horas após as refeições, para se verificar a necessidade de acidificantes urinários. O objetivo é a manutenção do pH urinário numa faixa de 6,25 a 6,4, pois aumenta a solubilidade dos cristais de estruvita.

Os gatos que não aceitam rações comerciais sejam elas secas ou úmidas, devem ser suplementados após a ingestão de sua dieta habitual com acidificantes urinários efetivos, tais como cloreto de amônio (300mg/kg/dia), Dl-metionina (1g/kg/dia), cloreto de cálcio (85mg/kg/dia) ou ácido fosfórico (125mg/kg/dia). As doses destes acidificantes devem ser ajustadas com cautela para cada gato individualmente. A dose inicial de cloreto de amônio e Dl-metionina deve ser de 100 a 200 mg/Kg/dia incorporada ao alimento, aumentando cuidadosamente, até obter-se o pH urinário desejado. O efeito da dieta no pH urinário depende do seu consumo, do metabolismo do animal e da dose de acidificante. A dosagem total do acidificante deve ser sempre fracionada no período de vinte e quatro horas, administrando-se após cada refeição.

O segundo ponto para aumentar a solubilidade dos cristais de estruvita refere-se ao aumento de ingestão de água pelo animal, que pode ser obtido através da mistura de caldos de carne ou peixe ao seu alimento, bem como incentivar o gato fornecendo a água de acordo com a sua predileção: vasilha sempre cheia de água, água renovada diariamente, até mesmo, água corrente da bica, dentre outras.


Texto extraído de: http://www.petsite.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário