Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



sexta-feira, 1 de abril de 2011

"ZÉ GATINHO" - VACINAÇÃO EM GATOS

Hoje foi dia da Lili visitar o 'Zé Gatinho' e receber sua dose anual de proteção. A mocinha foi miando, dentro da caixa de transporte, até chegar ao veterinário. Na hora de receber as vacinas, se comportou feito uma mocinha. Tão lindinha!

Ela sabe que as vacinas são importantes para ter uma vida saudável.
Todos aqui de casa, quer seja humano, quer seja peludo, tem sua carteira de vacinação (sempre em dia).
Se podemos prevenir doenças graves e, até fatais, através da vacinação, por que não fazê-la?

Prevenir é melhor que remediar!"

A vacina contra a raiva é OBRIGATÓRIA, pois essa zoonose MATA, tanto o animal quanto o humano!
No entanto, exitem as vacinas que protegem nossos peludos das doenças específicas da espécie e, que às vezes, podem ser transmitidas aos humanos.
Encontrei um texto muito interessante no site http://www.ciadogatopersa.com.br/

Esquema de vacina

As vacina são muito importantes...então, a partir dos 60 dias é preciso levá-lo ao veterinário para verificar sua condição física e assim dar início ao esquema de vacinas.
Assim como as crianças devem ser vacinadas contras doenças que são graves, os gatos também devem ter sua carteirinha de vacinação em dia.
Recomendamos o uso de vacinas importadas e lembramos que SOMENTE o veterinário deve aplicar a vacina, pois somente ele tem condições de manter a vacina em temperatura ideal para que não haja perda das propriedades!
É fundamental estabelecer e manter um programa de vacinação anual em seus gatos!

Quem deve ser vacinado?

Filhotes a partir dos 60 dias.
Obs:No caso de gatas prenhes alguns veterinários aconselham a vacinar quando cruzam, já a opinião de outros veterinários é que não se vacine, então...na dúvida é melhor consultar o seu veterinário e saber qual a opinião dele.
Todos os gatos devem receber vacina anualmente.

As vacinas disponíveis atualmente no mercado são:

- Tríplice Felina
- Quádrupla Felina
- Quíntupla Felina
- Raiva

- Tríplice Felina (3 doses)

Indicadas para as seguintes doenças: (Rinotraqueíte,Calicivirose,Panleucopenia) reforço a cada 30 dias e depois anual.

- Quádrupla Felina (3 doses)

Indicadas para as seguintes doenças: (Rinotraqueíte,Calicivirose,Panleucopenia,Clamidiose) reforço a cada 30 dias e depois anual.

- Quíntupla Felina (3 doses)

Indicadas para as seguintes doenças: (Rinotraqueíte,Calicivirose,Panleucopenia,Clamidiose e Leucemia Felina) reforço a cada 30 dias e depois anual.

- Raiva

Pode ser aplicada juntamente com a última dose de qualquer uma das vacinas acima ou em separado após o término da aplicação das vacinas acima. Fica à critério do proprietário do animal ou do veterinário.
A vacina contra raiva para gatos deve ser aplicada no veterinário.

Doenças

Conheça um pouco sobre cada uma das doenças que as vacinas podem proteger

Rinotraqueíte

A Rinotraqueíte felina é uma doença viral extremamente freqüente, que acomete os gatos domésticos e felídeos selvagens. Esta doença é causada pelo herpesvírus felino e a maioria dos gatos que se recuperam da infecção tornam-se portadores assintomáticos, ou seja, eles albergam o vírus no organismo de forma latente e podem eliminá-lo do vírus no ambiente, associado ou não a sinais clínicos.
Eventualmente, situações de estresse — como cirurgia, doenças concomitantes, hospedagem e internação em clínicas — são suficientes para que haja replicação do vírus, rescidiva dos sintomas clínicos e sua disseminação.

Sintomas

Febre, espirros seguidos (paroxísticos), conjuntivite, rinite e salivação - o animal fica babando (é, por esse sintoma, às vezes confundida com a raiva) devido à presença de lesões ulcerativas (aftas) na boca, língua e lábios que causam muita dor e impedem o gato de comer. Há também descarga catarral pelo nariz. A doença pode ser fatal para filhotes e animais debilitados. O tratamento deve ser instituído logo aos primeiros sintomas, principalmente para aliviar a dor causada pelas aftas para que o gato não pare de se alimentar.
A transmissão ocorre através do contato direto, principalmente das narinas. As macro-gotículas eliminadas no espirro são importantes fontes de transmissão e podem ocorrer num raio de 1,5 m ao redor do animal enfermo.
Gatas prenhas portadoras são eliminadoras do vírus provavelmente cinco a sete dias após o parto, devido ao estresse deste período.
Por ser uma doença bastante freqüente em filhotes, é a causa de alto índice de mortalidade.

Calicivirose

Calicivirose - outra enfermidade muito contagiosa e causada por um calicivirus. Os sintomas são muito parecidos com a rinotraqueíte felina sendo que as ulcerações (aftas) são bem mais graves e podem atacar inclusive as narinas. O vírus pode chegar aos pulmões e causar edema pulmorar e pneumonia. O tratamento rápido pode impedir complicações e a prevenção através de vacinas para combater a doença.

Panleucopenia

Doença altamente contagiosa com alto índice de mortalidade. Seus sintomas são: febre, falta de apetite, apatia, fraqueza e sonolência. Pode haver diarréia, vômito e desidratação. A mortalidade é maior em filhotes. Nem sempre o tratamento tem sucesso. É transmitida pelo contato com todas as excreções e secreções do doente.

Clamidiose

É uma Zoonose, pois pode ser transmitida para humanos e pássaros.Clamidiose é causada por uma bactéria chamada Clamidia psittaci.
A doença pode ser transmitida de um gato infectado a outro por contato direto ou pelo contato com secreções infectadas. Gatas prenhes infectadas também podem transmitir a bactéria a seus filhotes recém-nascidos.

Sintomas

Conjuntivites e rinites, além de conjuntivite neonatal, comum em animais nascidos de gatas contaminadas ou em gatis infectados. Na maioria dos casos, os sintomas podem persistir por 2 a 3 semanas, entretanto, nos casos mais crônicos, com infecção secundária, os sintomas podem permanecer por vários meses.
A importância desta enfermidade dá-se pelo fato de os felinos previamente infectados poderem apresentar episódios recorrentes da doença, particularmente em locais de grande concentração de animais. Isto ocorre porque a defesa natural frente a este agente é curta, e alguns animais continuam a eliminar o microrganismo por algum tempo no ambiente, mesmo após o desaparecimento dos sintomas clínicos. Por esta razão, a clamidiose acaba sendo uma enfermidade de difícil controle.
O tratamento, é feito através de pomadas oftálmicas que devem ser aplicadas em média 6 vezes ao dia durante no mínimo 10 dias.

Leucemia Felina


O vírus da Leucemia Felina (FeLV) é um vírus que ataca e enfraquece o sistema imune do gato.
A infecção pelo FeLV pode seguir dois caminhos. No primeiro, o vírus ataca tecidos e órgãos do sistema imune.
Este ataque leva o animal suscetível a uma variedade de doenças infecciosas, causando também infecções respiratórias, lesões de pele, anemias, infecções orais, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos. A maioria dos gatos infectados morrem destes sintomas. Gatos com histórico de doenças crônicas são suspeitos para leucemia felina.
Na segunda forma, os gatos desenvolvem câncer, aparecendo como tumores. Sabe-se que 33% das mortes por câncer em gatos são devidas à Leucemia Felina.
A infecção pelo FeLV é passada de um gato a outro pelo contato íntimo e prolongado, sendo o vírus eliminado pela saliva, urina e fezes. Ele é transmitido principalmente através de lambeduras e mordeduras. Gatas prenhes podem transmitir o vírus pela via transplacentária e para os recém-nascidos através do leite materno e lambedura dos filhotes. Comedouros e bebedouros podem ser uma fonte para gatos sadios, se forem divididos regularmente com animais infectados.

5 comentários:

  1. A Rutha e a Pink odeiam sair de casa, vão miando desesperadamente, já me morderam no vet mas tomam as vacinas todos os anos ! A Rutha com 14 anos já encheu várias cadernetas de vacinação ! Infelizmente ainda existem pessoas que acham que vacina é jogar dinheiro fora, mas o pior mesmo é perder um peludinho amado por causa disso.
    Ótimo fim de semana pra vocês !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Que docinho de menina. Toma injeção sem fazer alarde!
    Sim, vacina é tudo de bom.
    Beijinhos e bitocas em todos do lar, tenham lindos dias, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  3. Que linda menina!! Tomou a vacina toda boazinha. A vacina é mesmo muito importante para a saúde de nossos amiguinhos peludos.

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  4. Alice!
    Amiguinha desculpem de não ter vindo mais sedo ,mas está no blog a razão da minha ausência
    Turrinhas da amiga
    Kika

    ResponderExcluir
  5. Nós também somos dos que nos portamos muito bem no Sr. Doutor.
    Obrigada Alice pelas informações sempre tão valiosas para podermos estar atentos e cuidar sempre bem dos nossos peludinhos :)
    Ronrons

    ResponderExcluir