Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



sábado, 5 de fevereiro de 2011

CRIANÇAS E LIVROS

"O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora." Bamberger

O Livro que ganhei do Blog da Gata Lili,  merecia mais que uma simples postagem. VELOSO, O GATO CONGELADO de Fátima Lemos e ilustrações de Daniel Diaz, traz uma história singela e encantadora. As ilustrações parecem ter sido feitas por crianças.

 Quem já não desenhou uma casa com caminho
cercado por flores?
 
Para nós, adultos, o livro remete à infância, à simplicidade e à magia do pensamento. Acredito que a literatura infantil desperta na criança a imaginação, emoções e sentimentos. Ela vivencia como real a história.
As mensagens passadas, a moral, as lições aprendidas,  ficarão gravadas em sua memória. Esse aprendizado irá acompanhá-la pelo resto de sua vida. Irá ajudá-la a desenvolver um espírito crítico, responsável e de cidadania.
Fiz esse post pensando justamente no meu sobrinho Joãozinho, que acaba de completar 2 anos de idade.
É seu primeiro contato com um livro de histórias infantis e não poderia deixar de fazer alguns comentários e, também, de mostrar algumas preocupações. O que fazer para despertar nele o gosto pela leitura?  Vejo tantos adolescentes e jovens com horror à leitura e que 'assassinam' nosso idioma. Imagino como será o mundo daqui alguns anos.
A criança age por curiosidade e por imitação. Se os pais costumam ler, provavelmente a criança desenvolverá o hábito da leitura. Portanto, deixá-la folhear livros, ler para ela, contar histórias, mostrar figuras, criará uma intimidade maior com os livros. Mostrará que ler pode ser algo muito prazeiroso.

Joãozinho aprendendo a folhear
um livro

Folha por folha...













Aprendendo a identificar as figuras

Bibi... Bibi (= gatinho)













'Pipa' . Ele achou o desenho da
casa parecido com o de uma
pipa! rsrs.
 
Terminando a leitura...







Levando o livro para brincar
com a Laica...rs


2 comentários:

  1. Alice que post maravilhoso. Concordo com tudo o que você escreveu. Incentivar a leitura desde cedo é o melhor caminho. Pena que muitos pais não acreditam nisso. Meu sobrinho sempre viu sua mãe e eu lendo, sempre o incentivamos, desde bebê e hoje ele ama ler e pede livros de presente. Incentivar sempre!!

    Beijos! Néia :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post ! Meus pais gostavam muito de ler e eu cresci cercada de livros. Adoro viajar nas histórias que leio, mas minha filha reluta em ler. Já separei vários livros divertidos para ela sem resultado. Semana passada fomos comprar o material escolar e ela escolheu um livro para ler, espero que agora vicie em livros.
    O Joãozinho está certo, no começo o livro deve ser como um brinquedo e com o tempo ele vai curtir os desenhos e histórias divertidas.
    Bom domingo !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir