Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



terça-feira, 30 de novembro de 2010

BOLAS DE PÊLOS?!! ECA!!!!

Quem convive com gatos indoor (criados dentro de casa, sem acesso às ruas) sabe muito bem do que estou falando.

Não conhecia as famosas 'bolas de pêlos' até começar a criar gatos com posse responsável. Os gatos sempre fizeram xixi, cocô e vomitaram bolas de pêlo, só que no quintal, jardim e telhado dos outros.
A convivência próxima me fêz perceber o quanto fazem de cocô e xixi. Aprendi a observar o jeito que cada um faz para enterrar ou não suas cacas, a posição favorita na caixa de areia, ou o canto do jardim preferido.

Ficaram chocados?  Ainda tem mais! 

Quando tomamos a decisão de conviver com esses seres maravilhos, seja gato, cachorro, coelho, aves, peixes, répteis, etc, devemos ficar atentos a tudo, até aos seus excrementos, vômitos, secreções, pelo simples motivo: ELES NÃO SABEM FALAR. Alterações podem ser indício de algum problema. Nós os retiramos de seu habitat natural, os domesticamos, portanto, sua saúde e bem estar depende, agora, de nós.

Ficou com nojo? Então tenha um bichinho de pelúcia! Tá sempre limpinho e cheiroso.

 Escolhi falar sobre Bolas de Pêlo, pois nessas últimas semanas tomei dois sustos: um com o Fefê e outro com a Juju. Por conta dessa "coisa", tive que correr ao veterinário. Mas enfim, passado o susto os dois estão bem,  lindos e saltitantes!

- O que são, afinal, essas bolas de pêlo?

Anatomia de uma bola de pêlo seca:
formada por pêlos,  restos de ração, capim e
qualquer outra coisa que o gato tenha comido.

O próprio nome já diz: são emaranhados de pêlos. Quando vomitam a 'bola', vem junto uma 'meleca' com restos de comida, insetos, folhas, penas do canarinho do vizinho (brincadeirinha!) ou qualquer outra coisa que o gato tenha ingerido. Os gatos são animais muito higiênicos,  se lavam constantemente e para isso utilizam a língua. Alguém já parou para ver a língua do seu gato? Já tiveram a curiosidade de abrir a boca e observar (sem levar uma mordida)?
Pois é. A língua do gato tem centenas de filamentos que funcionam como um pente. Na hora que o gato se lava, o pente desembaraça os pêlos e arranca os que já estão soltos.

 
- E para onde vão os pêlos afinal?
Os gatos não cospem e acabam ingerindo os pêlos. Estes vão para o trato digestivo e podem se acumular no estômago do bichinho. Imagine a quantidade de pêlos que eles engolem por dia!! E um gato persa, então? Tadinho!!

Pois bem. Os pêlos que ficam no estômago vão aos poucos se compactando e enchendo a cavidade estomacal. Num determinado momento o gato "vomita" a bola e "limpa" o estômago.

- Quanto tempo demora para expelir a 'bola'?
Depende do gato. Mas devemos ficar atentos. Às vezes o gato pode ter dificuldade em expeli-la (como aconteceu com o Fefê e a Juju). Nesse caso, corra ao veterinário!!!!

- Como desconfiamos que o gato está com bola de pêlos no estômago?
O sintoma mais comum é o gato comer e, logo a seguir, vomitar tudo. Pode acontecer também com água ou outro líquido.
Outro sintoma pode ser a recusa em comer. Porisso a importância de observar o seu gatinho. Na dúvida, leve ao veterinário e fale sobre o que está acontecendo. Você melhor do que ninguém sabe quando alguma coisa não vai bem.

- Mas como o gato faz para expelir a bola?

Grama para gatos.

Bibi comendo matinho
A natureza é sábia! Sabe porque o gato gosta de comer matinhos? Uma das funções é facilitar a limpeza do estômago. Repare que os matos preferidos são os de folha fina e comprida. Talvez facilitem o vômito. Daí a importância em se cultivar algumas ervinhas nos vasos ou no jardim. Mas cuidado! Não é qualquer mato. Existem no mercado sementes próprias para gatos. Uma dica: plante milho de pipoca. Eles adoram comer as folhinhas ainda pequenas. Vale à pena lembrar: JAMAIS USE AGROTÓXICO/INSETICIDA NESSAS PLANTAS!!

- Isso é perigoso?
Pelo que li a respeito, expelir bolas de pêlos não é perigoso. O que devemos prestar atenção é aos vômitos constantes e à falta de apetite ou evacuação. Nesses casos só o veterinário pode diagnosticar e prescrever o melhor tratamento.

- Como posso amenizar a situação?
A escovação deve fazer parte da rotina de higiene dos gatos. Algumas estações do ano faz com que a queda de pêlo se acentue, podendo aumentar os incômodos. Estamos na primavera, estação que propicia a queda de pêlos, preparando o animal para enfrentar o verão.
Os gatos adoram escovação. É um momento de prazer, relaxamento, de proximidade com seu humano!
Fefê adora uma escovação...
e por ter pêlos semi-longos
necessita de escovação
com maior frequência
 

Lili, apesar de ter pêlos curtos,
também solta pêlos e necessita de escovação.
A frequência da escovação varia de acordo com a pelagem do gatinho. Quanto maior o pêlo, mais frequente deve ser (às vezes até diariamente).

Momento de puro deleite
para Laica...
E, Laica, por sua vez, exigindo uma participação especial na matéria, mostrando que não só os gatos gostam da escovação.Ela, enquanto uma genuína representante da espécie canídea, também aprecia esse tipo de cuidado. Retirar pêlos mortos trás alívio para todos eles.










 

13 comentários:

  1. Adorei este post ! Eu vivo de olho em tudo que os meus peludos fazem, quando vão ao banheiro, quando comem, quando a Rutha vomita...de preferência no tapete ou no sofá...
    Já plantei umas graminhas aqui sem o menor sucesso, a Rutha prefere a grama do jardim mesmo.
    conheço vários gatos que odeiam ser escovados, felizmente aqui em casa forma fila...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Hi, Alice, such lovely photos of your sweet, beautiful babies=they are all gorgeous!...We hope you all have a happy week together...kisses...J, Calle, Halle, Sukki

    ResponderExcluir
  3. Querida, amei a postagem!!!
    Nojo, ficar chocado!!! Jamais!!!
    Meus gatinhos vão da mesa para a cama, da cama pro chão e tudo o mais.... o território é sagrado para eles, afinal esta é a Toca dos Gatos.
    Meus meninos, hoje 8 porque o Bulinha faleceu em setembro :o((( ,só ficam dentro de casa, não saem nem no quintal, que é da Lara e do Tortinho. E de fato, é uma vigília constante, porque temos que prestar atenção no xixi do Mingau, do Garfield e do Mel que apresentam complicações renais, no Tom cujo rim às vezes pára de filtrar, enfim... esses cuidados que todos que criam dentro de casa já estão carecas de saber.
    Beijos querida, esse post serve mesmo para alertar que todo cuidado é pouco, que essas criaturinhas dependem de nós para tudo, e é nossa obrigação, já que o adotamos, zelar para que tenham qualidade de vida enquanto esse for seu tempo na Terra.
    Sempre e com carinho, Ana Clara - Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, meu nome é Luciana, acabei de conhecer seu blog e amei de paixão. Tenho apenas 1 gatinho, de 6 anos, mas que vale por 10. Destruiu todo meu sofa em 4 anos kk descobri o aquabloq e vi a manta q vc mandou fazer. Vou estofar com esse tecido. Eu queria saber a marca dessa escova que aparece na foto. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana. Fico feliz que tenha gostado do blog. Ele é feito prá isso mesmo: trocarmos experiências acerca desses danadinhos. A escova que está na foto é da marca PETIX, tamanho médio. Ela é similar à FURMINATOR (importada). Comprei na COBASI (não estou fazendo propaganda, viu?). Embora seja mais em conta que a importada, paguei cerca de R$ 45,00 há um ano atrás. Mas vale à pena. Retira todo pêlo morto dos bichinhos. Só que não pode ser usada em demasia. Em relação às mantas de aquablock, esqueça! Meus gatitos continuaram a afiar as unhas nos locais onde a manta não cobria. O melhor é mandar forrar o sofá. Assim eles duram mais. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice, muito legal o post. Eu tenho graminha de alpiste plantada em um vasinho e a Mina gosta de come-la, mas quando está enjoadinha eu noto que ela prefere aquele capinzinho de jardim. Achei um amor a pose de teus peludos sendo escovados. Minha Mina não colabora muito na hora da escovação rsrsrsrsrsrs. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Alice querida é sempre muito bom saber mais sobre como cuidar de nossos animais queridos. Eu também fico de olho em tudo o que a Niki faz pra ver se está tudo certo.

    Beijos! Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  8. parabéns, Alice! Você foi uma das vencedores da promoção dos 500 seguidores e vai ganhar o livro do Gato Velloso. Mande seu endereço para meu e-mail gata.lili2@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Que bom que achei seu blog! Estou com problemas com minha gatinha Mila. Ela come e logo vomita tudo. Esses dias ela vomitou uma bolona de pelos, ainda mais que ela lambe a filha dela (que é maior que ela, haha) e a filha dela tem pelos longos, enquanto ela tem pelos curtos. Estou pensando em levar a Mila ao vet pra ver esse vomita vomita dela. Queria conselhos seus, o que a vet disse para você?

    Adorei saber sobre os matos, além de milho, o que é bom plantar? Pedi para o dono do pet shop trazer pra mim sementes de erva de gato, pois quero plantar para elas. Que mato é esse que você plantou que ficou tão bonito?

    E mais, gostei muito dessa sua escova, onde você comprou ou como ela se chama para eu poder encomendar uma também?

    Muito muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa. Esses nossos gatitos nos deixam preocupadas às vezes, né? Se você está preocupada com a Mila, acho melhor levá-la ao veterinário. Vomitar com frequência pode ser indício de algum outro problema. Nesse caso, só o vet pode dar um diagnóstico. No caso da Juju, mesmo vomitando a bola de pêlos, o médico pediu que eu a observasse pois ela já teve problemas nos rins. Qualquer outra alteração que ela venha a apresentar, levarei ao vet. Penso da seguinte forma: "é melhor tratar qualquer doença no começo, do que esperar que ela evolua para um caso mais grave".
    Quanto aos matinhos, esse capim bonito da foto é de Grama dos Gatos. Comprei as sementes e plantei no jardim. Posso dizer que eles adoram essa graminha. Já a Erva de Gato, eles não costumam comer, mas mordiscar pedaços das folhas e se esfregar nelas (ficam doidos!). Outra planta que eles costumam comer para limpar o estômago é o Bambuzinho de Jardim.
    Já a escova é da PETIX. É muito boa. Foi comprada na Cobasi, aqui em S.Paulo.
    Espero que tenha te ajudado. Beijos para você e pra Mila.

    ResponderExcluir
  11. Alice querida, acabo de pegar seu coment e viemos em peso agradecer por tirar um tempinho e passar no blog para votar em nossos trabalhinhos!
    Muito grata mesmo, e também pelas palavras carinhosas que sempre nos deixa contentes.
    Fica sempre bem, junto de sua família querida, tenha uma linda noite de repouso, sob as Luzes do natal que se aproxima!
    Carinhos, sempre, da galerinha da Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, realmente as bolas de pelo são uma preocupação. Tô sempre plantando graminhas ou comprando já crescidas para eles. Um dos meus gatos tem MUITA dificuldade de vomitar, as vezes parece que vai vomitar e engole tudo de volta. O outro vomita normal. Procuro pentiá-los frequêntemente com aqules pentes de plástico para piolhos. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Existem xaropes próprios, o Defurr Um, por exemplo, para ajudar o gatinho, o persa principalmente com o seu pêlo comprido, a eliminar os pêlos pelas fezes.

    O gatinho come-o na colher...e adora! Basta uma vez por semana.
    Mas se o gatinho entra numa fase de eliminar bolas de pêlo com mais frequência... deve oferecer-se na colher( ou colocando nos bigodes, se ele não quiser), durante 3 dias seguidos!

    O gatinho deixa de se sentir enjoado e come melhor, se não nos esquecermos de lhe dar o xarope!

    ResponderExcluir