Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



terça-feira, 29 de junho de 2010

PATRIOTISMO X COPA DO MUNDO

Um dia desses, uma jovem cursando Comunicação, me pediu que respondesse algumas questões para o trabalho de faculdade. Me enviou as perguntas pelo e-mail. O foco principal era sobre esse "patriotismo" que surgia durante a copa do mundo e como ele influenciaria as eleições; o individualismo dos jogadores e excesso de confiança; e o que causaria esse "tornar-se patriota" desde sempre.

Essas questões me deixaram inquieta, pois não via como patriotismo essa euforia em se mostrar brasileiro, vestindo as cores verde/amarela, e que acontece a cada 4 anos. Incomodada, comecei a pesquisar, para esclarecer melhor, dentro de mim, sobre o que poderia acontecer durante esse período.

A primeira providência foi procurar definições sobre PATRIOTISMO.
"É o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota". "Patriota pessoa que ama a pátria e procura serví-la".

Então, não podemos definir como patriotismo esse sentimento que surge apenas durante a copa. Patriotismo é algo que nos acompanha durante a vida toda, em todos os momentos.
Se Patriotismo é definido por amor e devoção, então está ligado diretamente à cidadania: cumprir meus deveres e usufruir dos meus direitos. Portanto, não pode ser considerado "patriota" quem fecha os olhos diante de comportamentos antí-éticos de políticos ou de pessoas de nosso convívio. 
Nos envaidecemos com nossa capacidade de dar sempre um "jeitinho" (maldita Lei de Gerson!!), condenável quando significa falta de responsabilidade, ou modo astucioso de contornar o dever da verdade e da justiça. Pintamos nossos rostos, nossa rua. Nos vestimos de verde-amarelo. Essa tônica de oferecer "pão e circo" ao povo, faz com que as pessoas esqueçam de tudo e se concentrem apenas nesse espetáculo.

Com as eleições chegando, não sabemos nem em quem votar. Há o mascaramento dos problemas sociais, econômicos e políticos. Nada disso é importante agora. Se não exercermos nossa cidadania, nosso patriotismo (amor e devoção à Pátria), corremos o risco de nos iludir com promessas imediatistas de um mundo cor-de-rosa.
A televisão, que é o mais importante meio de informação do país (ao menos é o mais visto), manipula as notícias ainda mais, causando um "efeito Copa", em que as pessoas priorizam apenas os jogos de futebol.

Não sou contra essa festança em torno de um campeonato mundial de futebol, até porque é praticamente impossível ficar à parte de toda essa alegria, agitação e comemoração. O que mais me incomoda é que após toda essa exibição de verde/amarelo, todos voltem à mesmice de antes, do conformismo com o descaso dos governantes em relação às questões sociais, econômicas; a corrupção correndo solta na política; traficantes condenando nossos cidadãos ao inferno em vida e assim por diante.

Acho que essa letra é a mais pura definição de Patriotismo. É aquela parte tocada que introduz o Hino Nacional. 

Letra da introdução do Hino Nacional Brasileiro


Espera o Brasil que todos cumprais o vosso dever
Eia! avante, brasileiros! Sempre avante
Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia! avante, brasileiros! Sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz
À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil

Eia sus, oh sus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário