Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



domingo, 28 de dezembro de 2008

Mitos e Verdade sobre Cio de Gatos
Todos nós já acordamos no meio da noite com o baruJho de brigas e gritaria entre os gatos. Mesmo quem os ama se incomoda com isso. Pior ainda se os gatos forem do "vizinho". É por esse seu comportamento boêmio que muita gente não gosta de gatos. Mas, por que isso ocorre?
1. Por que os gatos brigam?
Os gatos têm uma vida social intensa, ou seja, eles convivem uns com os outros tanto nas épocas de acasalamento quanto fora delas. Eles estabelecem uma "hierarquia" social baseada no espaço em que vivem. Isso significa que um gato deixa que outro entre em sua casa desde que ele o respeite como dono dessa casa. Se o gato estranho não o respeita ou resolve se "apoderar" do local, ele brigará pela posse da área. Essas lutas são sempre muito baruIhentas e geralmente ambos ficam feridos (arranhões, cortes, mordidas, etc.). É por isso que os gatos machos sempre chegam em casa machucados.
2. Por que os gatos urinam na casa?
Esse território é marcado, principalmente, com a urina do gato que vive no local, para deixar claro quem é que "manda" na casa. Ele urina também sobre tudo que o pertence, o que pode incluir seu dono. Um gato intruso vai urinar sobre as marcas do antigo proprietário.
3. E quando se possui mais de um gato?
Quando vários gatos moram em um mesmo quintal, sempre existirá um macho dominante (o mais velho ou mais forte) e as brigas não existirão se os demais (machos ou fêmeas) aceitarem sua posição de líder.
4. E quando existe uma temea no cio?
Aí a história se complica. As fêmeas só aceitam os machos na época em que estão férteis (no cio) e cabe ao macho dominante cruzar com ela. Se mais algum quiser se habilitar, terá que enfrentar o líder (mais brigas) e só os mais fortes e ágeis conseguirão cobrí-Ia. Esse artificio da natureza faz com que geralmente só os animais fortes e saudáveis se reproduzam, evitando filhotes fracos ou doentes. Então, a gata poderá ter filhotes de mais de um pai (assim como as cadelas).
s. De quanto em quanto tempo uma gata entra no cio?
O cio da gata depende de uma série de fatores, não é como o da cadela, fixo a cada 6 meses. A gata sofre grande influência do período do ano. Assim, no verão, quando os dias são mais longos, elas apresentarão cio a cada 15 dias ou até cruzarem e no inverno (quando os dias são mais curtos), poderão ficar meses sem apresentar o cio (o que chamamos de anestro). O mesmo vale para as gatas jovens que vão apresentar o primeiro cio: ele poderá ocorrer aos 6 meses se ela estiver alcançando a maturidade sexual no verão ou até aos 12 meses se estivennos no inverno. 6. Como podemos evitar estes problemas?
Castrando o seu gato, seja ele macho ou remea. Os machos castrados não urinarão pela casa, pois não marcarão o território e não brigarão com outros gatos para competirem por fêmeas. As fêmeas castradas não entrarão no cio e, portanto, não atrairão os machos e nem terão filhotes.
7. A castração não prejudica a saúde dos gatos?
Definitivamente não. Os gatos castrados vivem muito mais que os não castrados, que acabam morrendo em suas brigas ou passeios pelas ruas e telhados. Por isso são também muito mais saudáveis e excelentes companheiros para adultos e crianças.
8. Quando devo pensar na castração?
A castração é uma cirurgia que pode ser realizada em qualquer época, desde que o anirn81 esteja saudável. Vale a pena lembrar que seus hábitos sociais com outros gatos podem não se alterar com a castração, ou seja, seu gato pode continuar se relacionando com outros gatos da mesma maneira, por isso, aconselha-se a castração antes do primeiro ano de vida, para evitar que os machos continuem com suas "amizades" nos telhados. Como vimos, existem maneiras de evitar as brigas entre os gatos (e os vizinhos), contribuindo ainda para o controle da população de gatos sem dono ou abandonados.
Colabore você também.
Regina Incane Ito Médica Veterinária CRMV-SP 4612 Paiquerê Pet Center Rua Dr. Eraldo Aurélio Franzese, 88 – Paiquerê – Valinhos – SP FONE: (19) 3869-7743

Nenhum comentário:

Postar um comentário