Juju - a dona do pedaço

Juju - a dona do pedaço
JUJU - a dona do pedaço

Família de Peludos

Família de Peludos
"Este blog é feito com muito carinho. Nasceu da vontade de compartilhar

experiências, textos, conhecimentos, dicas a partir da convivência com felinos;

de descobrir como as pessoas em diferentes partes do mundo convivem com esses seres fascinantes.

A família vai adorar que você deixe um comentário.

Entre e fique à vontade... "



quarta-feira, 17 de março de 2010

JARDIM DO ÉDEN - CATNIP (NEPETA CATARIA)

A Catnip é considerada uma erva medicinal e aromática. É conhecida pelas gaterias como a Erva do Gato. Nela existe um ingrediente ativo chamado Neptalactone que atrai a maioria dos felinos. O cheiro liberado pela erva estimula o instinto predador do animal e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças.

A resposta ao Catnip é uma herança genética e o órgão responsável pela sensibilidade de perceber a substância Nepetalactone (contida, em maior ou menor quantidade, nos diversos tipos de Catnip) é o órgão de Jacobson, que se situa no cérebro dos felinos. O efeito do Catnip é mais intenso nos primeiros 10 minutos, sendo que os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis ao Catnip do que gatos jovens, com menos de seis meses. Geralmente os machos reagem mais do que as fêmeas.
 Após a brincadeira, os bichanos dormem um sono profundo.

A erva Catnip é considerada uma droga terapêutica para a recreação e controle de stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência física e química: eles, simplesmente, são atraídos por ela.  Na Medicina Veterinária, a erva Catnip é muito utilizada tanto para acalmar os felinos agressivos, bem como para excitar e exercitar os mais apáticos.

 Aqui em casa tenho alguns arbustos de catnip. São arbustos que se espalham e, quando "maduros", florescem. Cada florzinha possui uma espécie de bolsa, onde se  forma a semente da planta.
Na foto abaixo, dá prá se ter uma idéia do tamanho do arbusto.  Aqui o Bibi aproveita para "curtir" o aroma exalado pela planta.

  





UM TAL DE AQUABLOCK...

Finalmente comprei um conjunto de estofado para a sala. Tudo de bom, arrumadinho, cheirinho de novo. O velho já estava mais prá do que prá cá. Não havia um só canto que não estivesse descosturado de tanto servir de arranhador para os "belos". Mas dessa vez, resolvi radicalizar. Comprei o tecido Aquablock (aquele que dizem que é à prova de gatos) e fiz mantas para colocar sobre os sofás, cobrindo principalmente os cantos.


O tecido é impermeável e, acredite se quiser, os gatos não conseguem enfiar as unhas. Consequentemente, não puxam os fios. Outra vantagem é que os pêlos não grudam no tecido. Basta retirar a manta e sacudir para que eles saiam.



A manutenção também é bem simples: basta passar um pano com sabão neutro.
E não é que os danadinhos gostaram da novidade!
Mas como gato é um bicho danado.... percebi que onde o tecido cobre o sofá, eles não afiam as unhas, mas, nos espaços "livres"...
Muita meditação nessa hora..... OMMMMMMM


    Quem é?                                       Achou!!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

OLHA QUE LINDO!!


Ontem Juju entrou em casa, chamando, toda orgulhosa, para me entregar um presente. Dos quatro bebês felinos e um canino, é a única que costuma me presentear.
Escutei alguma coisa caindo no chão da cozinha.
Fui correndo ver o que era. Os presentes mais comuns costumam ser pregos tortos enferrujados e parafusos, que ela consegue pegar da caixa de ferramentas.
Mas esse fêz um barulho diferente. Fui ver, curiosa.
Ao me aproximar, percebi se tratar de uma lasca de cimento que ela conseguiu retirar de não sei onde. Juju é muito criativa na hora de dar presentes...rsrsrs.
Hoje, apreciando o meu presente, pude perceber que ele tinha a forma um gato sentado. Coincidência? Ou ela trouxe justamente por se parecer um gato? Que sensibilidade artística tem essa gatinha!!!